Olá leitores,
Para mim a poesia e a música estão estreitamente ligadas, eu amo ouvir músicas e ouço a todo momento desde que eu era criança e explorar os significados das letras se tornou um hobby há muito tempo. Assim como a poesia também faz parte do meu dia a dia, desde a minha adolescência.
Entender isso se você acabou de chegar aqui pode ser confuso, mas meu Blog Pense Repense só surgiu para eu expor o meu mundo poético, e lá no comecinho eu falei muito sobre as letras e bandas que me traziam profundas reflexões. Mas e quando as próprias melodias são fonte de inspiração para poesias? Perfeito, duas paixões que se juntam em um propósito.
Nesse post vou falar mais profundamente sobre cada poesia e porque me inspiraram.
Minhas Poesias Que Foram Inspiradas Por Músicas
Recentemente fiz um reels para Instagram, e você pode me ajudar a engajar clicando abaixo e agora embarque comigo nessa jornada de descobertas de sentimentos!
1. Garota Má
Eu sou garota má, má
Cuidado antes que eu vá, vá
Eu sou aquela que rouba maridos
Que estraga lares
Que mente olhando nos olhos
Que faz festa nos bares
Me odeie
Me condene
Me sufoque
Porque eu sou uma garota má
Eu sou aquela que salva os oprimidos
Que chora nos bastidores
Que levanta em meio ao caos
Quando tu acusastes
Eu sou uma garota má?
Eu sou mesmo, será ?
Me odeie
Me condene
Me sufoque
Porquê eu sou uma garota má?
Poesia "Garota Má" por Aline Duarte, 10/04/2018
Inspirado na música "Bad Girl "de Avril Lavigne feat Marilyn Manson
╾╼◆⧫◆╾╼
Minhas poesias são inspiradas basicamente pelo que vejo, ouço ou o que sinto naquele momento, e é fácil decifrar meus pensamentos através dos meus versos, eu chego a pensar o quão transparente eu sou depois de ler uma poesia, mas ao mesmo tempo me questiono se quem ler e irá interpretar da mesma forma.
Nada é o que parece e meus sentimentos naquele momento em que escrevi tal poesia se mistura com a minha própria interpretação da letra, e percebo que não sou tão transparente assim. São várias e várias camadas que vão se construindo, assim como o caracol que vai aumentando seu casulo a medida que cresce, deixando seu interior bem protegido.
╾╼◆⧫◆╾╼
2. Sangue Nórdico
Se eu tivesse um punhal
Em você eu cravaria sim
Se os deuses me dessem seu aval
que esse seria o seu fim
Escudo e machado
Para a guerra levo comigo
Preparado e afiado
Sempre o meu coração eu sigo
Bravamente lutando
E quando chegar minha hora
Para Valhalla vou remando
Depois de levantar minha âncora
Poesia Sangue Nórdico por Aline Duarte, 16/04/2018
Inspirado na música If I Have a Heart by Fever Ray (série Vikings)
╾╼◆⧫◆╾╼
Se engana quem acha que a felicidade traz as melhores inspirações, não sei os outros tipos de expressão de arte, mas para mim, as minhas melhores poesias foram criadas quando os sentimentos de tristeza, nostalgia, solidão e depressão profunda preenchiam a maior parte da minha mente.
Um belo exemplo nessa lista de hoje é que a maioria das poesias foram feitas na mesma época, eu estava passando por uma situação muito pesada e essas poesias foram criadas devido a esse período da minha vida. Pode notar como as palavras chave parecem se encaixar em um mesmo universo. Garota má, Morte, diabo, ódio, coisas más.
Na poesia "Garota má" eu tiro sarro das pessoas que me me caluniaram, me auto intitulando uma garota ruim, para essas pessoas me odiarem e me condenarem, porque eu realmente era má, e no fim o questionamento se eu realmente era assim ou coisa da própria cabeça dessas pessoas.
Em "Sangue Nórdico", eu solto toda a minha ira para com essas pessoas, que se eu tivesse um punhal e se algum deus me desse a ordem, eu "mataria" elas sem pensar. E realmente, eu "matei" essas pessoas da minha vida cortando qualquer laço familiar e pessoal.
Em "Coisas más", eu queria expor a minha revolta, se eu sou realmente má então vou começar a agir como as pessoas me veem e fazer coisas más e torná-las presas nas minhas garras.
Quando as pessoas mentem elas sempre deixam rastros, e essas "Pequenas Coisas" que parecem insignificantes denunciam o mentiroso, e a pessoa que me caluniou foi exposta, e eu pude continuar minha vida em paz.
Mas o problema era que eu já tinha me simpatizado com Lúcifer, começando a pensar que ele na verdade era incompreendido, assim como eu fui e sendo assim ele era "Temido e Odiado" por coisas que ele não fez, assim como eu fui condenada por coisas que eu não fiz. Agora só vou saber no juízo final, porque fui criar essa teoria 😂?
╾╼◆⧫◆╾╼
3. Coisas Más
Essa noite você me pegou no ato
Mas vi que você gostou
Que desejava minhas presas em você
Ninguém tem noção do perigo
Quando quero fazer coisas más
Eu ando sorrateiro como um gato
Quando te surpreendi você gritou
É só você que não vê
Que há algumas noites eu te sigo
Não quero que te acostumas
Te encontrei com meu olfato
Quando me viu você gelou
Por aí estou à mercê
Mas quero estar contigo
Pois eu quero que me temas
Poesia Coisas Más, Aline Duarte, 22/06/2018
Inspirado na música Bad Things by Jace Everett (série True Bood)
╾╼◆⧫◆╾╼
Para mim parece que, ao contrário de outras áreas que usam a criatividade, como design ou marketing, a maior inspiração do poeta, letrista, é quando nosso coração sangra, nossa expressão dos sentimentos é mais sincera quando estamos tomados pela tristeza. Claro, não quero generalizar, mas é isso que acontece comigo e por isso esse pensamento automático.
Não listado aqui, mas duas outra poesia minha que ganhou um concurso em segundo lugar era assim. "Através da Janela", mesmo parecendo a primeira vista ser uma poesia de esperança falando sobre o dia que está começando, no momento em que eu escrevi meu sentimento era totalmente o contrário.
Era uma manhã fria e como meu marido acordava mais cedo que eu, eu tomava meu café da manhã sozinha e ao me deparar com o sol despontando atrás da montanha de prédios me senti melancólica, porque eu sabia que naquela hora as crianças eram acordadas pelos seus pais e levadas até a escola, os casais acordavam para o trabalho juntos, colegas se encontravam no ônibus e conversavam o caminho todo até se seguirem seus caminhos.
Eu acordei e tomei café da manhã sozinha, e eu sabia que pegaria o ônibus onde todos seriam estranhos ― primeiro por eu estar morando em um bairro distante de onde eu cresci, e segundo que eu tenho uma personalidade muito introspectiva, e por tanto, me sentiria sozinha mesmo com o coletivo lotado de gente ― e a primeira pessoa que eu daria um "bom dia" seria apenas no trabalho, horas depois de ter acordado.
É bom ser independente, ter minha casa, mas eu senti falta dessa rotina, porque sempre havia gente em casa e fazíamos as refeições sempre juntos, e nesse momento me deparei com a solidão. Mas não passei muito tempo assim, não se preocupem, meu marido mudou de emprego e passou a acordar comigo até hoje, depois adotamos a Julieta (posteriormente veio a fazendinha feliz) e atualmente além do meu marido e da Julieta, temos o Floquinho também que acordam comigo e preenchem minha rotina de amor e alegria!
╾╼◆⧫◆╾╼
4. Pequena Coisas
Noite fria
Dia cinzento
Eu olho o mar
Mas ele não me da acalento
Você pode manipular
as pessoas ao seu redor
mas ao menor sinal
Elas vão perceber
Porque pequenas coisas te denunciam
e a verdade vem à tona
Dia mais, dia menos
Elas vão perceber
Sem menos esperar
As pessoas acordam
E será esse o seu fim afinal
E todos vão te conhecer
Poesia Pequenas Coisas por Aline Duarte, 16/07/2018
Inspirado na música The Little Things Give You Away da banda Linkin Park
╾╼◆⧫◆╾╼
Mas nem de sofrimento eu vivo, fiquem tranquilos 😅. Depois que descobri o amor próprio e amar minhas cicatrizes, minhas poesias tomaram um rumo diferente e esse processo de restauração pode ser lido em minha obra Expressando Sentimentos, que contém um copilado das minhas poesias escritas entre 2019 e 2020, com 72 páginas e mais de 40 poesias.
Você verá a diferença da narrativa do Eu Lírico entre as poesias desse post e do livro. Te convido a ler e depois me contar nos comentários o que você sentiu. Em breve versão impressa também para ter na sua estante!
╾╼◆⧫◆╾╼
5. Esquecer
De repente tudo mudou
Você ficou estranho
E um tempo me pediu
As brigas surgiram
Ficaram frequentes
E nosso relacionamento sucumbiu
Você está esquecendo
De tudo o que vivemos
No papel estou escrevendo
O que há por trás
Antes que nos afoguemos
De repente tudo gelou
Nós ficamos distantes
E só o tempo pode curar
O silêncio se fez presente
Nenhuma palavra foi dita
Onde foi que nos perdemos?
Você está vendo
O que nos tornamos
No papel estou escrevendo
O que há por trás
Antes que nos afoguemos
Poesia Esquecer por Aline Duarte, 06/08/2018
Inspirada pela música Forgotten da Avril Lavigne
6. Temido e Odiado
De minha casa fui banido
Tornando-me um recluso
Um prisioneiro
Em meu próprio mundo
Tentei por vezes mudar quem sou
Mas não se muda a natureza
Talvez tenha irritado alguns
E outros já me odiassem
Como acabar com isso?
O que fazer para me redimir?
Eu sou o diabo
O ser mais temido e odiado
Eu sou o diabo
Perdido e sozinho
Tire-me essa coroa de rei do inferno
Vagando pela cidade dos anjos
Pensando em minha vida de fracassos
Sobrevivendo longe de todos
Vivendo sem amor e sem amigos
Encontrei um sentimento raro
Que me atrai para fora do buraco
De onde essa criatura veio
Escuridão e frio
Seguem-me por onde vou
Sombras e vazio
A luz se apagou
Inspirado por I Fell In Love With The Devil da Avril Lavigne e "Being Evil Has a Price" do Heavy Young Heathens (série Lúcifer)
Poesia Temido e Odiado por Aline Duarte 16/07/2019
╾╼◆⧫◆╾╼
Outra coisa que mudou totalmente minhas poesias foi conhecer meu marido, e querendo mostrar o que eu sentia através da minha arte, hoje tenho um copilado de poesias que fiz para ele nos nossos mês-versários. Ainda estou pensando se publico em forma de antologia, ele concordou, mas estou receosa se teria público para comprar.
Enquanto isso você pode me apoiar lendo ele clicando no Wattpad. É grátis!
╾╼◆⧫◆╾╼
7. De novo
Hoje acordei com saudade de você
Foi difícil depois da sua partida
Mas só fiquei em paz
Quando te deixei ir
Tenho que me lembrar disso
Todos os dias
De novo, e de novo
Hoje sonhei com você
Foi difícil acordar e voltar à realidade
Mas só fiquei em paz
Quando te deixei partir
Todos os dias
De novo, e de novo
Hoje lembrei de você
Foi difícil não imaginar você aqui
Mas só fiquei em paz
Quando te deixei rolar pelo rosto
De novo, e de novo
Poesia De Novo por Aline Duarte, 01/11/2019
Inspirado por Over Again de Mike Shinoda (da banda Linkin Park)
╾╼◆⧫◆╾╼
0 comments:
Postar um comentário